quinta-feira, 6 de junho de 2013 - 0 comentários

Onu faz parceria para promover a testagem em cinco milhões de trabalhadores até 2015


          A Organização Mundial do Trabalho (OIT), junto com o Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (UNAIDS), lançaram uma iniciativa conjunta para alcançar cinco milhões de trabalhadores com o teste voluntário e confidencial para o HIV até 2015. A iniciativa ainda irá garantir que as pessoas que receberem o diagnóstico positivo tenham acesso aos serviços de atenção e apoio, além do tratamento, se necessário. 


“Nós queremos utilizar o poder da OIT para incentivar cinco milhões de trabalhadores, mulheres e homens, a voluntariamente se testarem para o HIV”, disse o diretor geral da OIT Guy Ryder. Ele ainda apelou para que todos os ministros do trabalho, empregadores e todos os trabalhadores no geral juntem forças para que a meta seja alcançada. “A contagem para 2015 já começou, vamos fazer cada dia valer a pena”, completou. 

         A iniciativa, denominada VCT@WORK, que vem da sigla em inglês de “aconselhamento e testagem voluntária” no trabalho, faz parte dos esforços do OIT para alcançar uma das metas da ONU para o desenvolvimento, que é oferecer para 15 milhões de pessoas o tratamento antirretroviral até 2015. “Para alcançar esse objetivo nós temos que trabalhar juntos para que o ambiente de trabalho esteja livre do estigma e da descriminalização”, afirmou Ryder.



        A rápida expansão da terapia antirretroviral nos últimos anos permitiu que oito milhões de pessoas que vivem com HIV tivessem acesso ao tratamento, o que os possibilitou uma vida mais longa, saudável e muito mais produtiva, fazendo com que essas pessoas continuassem sendo uma força de trabalho. Entretanto, de acordo com o UNAIDS, cerca de sete milhões de pessoas que são elegíveis ao tratamento não tenham acesso a ele. Além disso, estima-se que 40% das pessoas vivendo com HIV no mundo ainda não sabem da existência da doença em seu organismo. Em alguns países, o número de soropositivos que não sabem do seu status pode chegar a 50%. 

“Se os lugares que as pessoas trabalham adotarem essa iniciativa, isso poderá significar um dos maiores avanços já observados na expansão do acesso ao teste do HIV em um ambiente saudável e conectado aos serviços de apoio, incluindo o tratamento”, afirmou o diretor executivo do UNAIDS Michael Sidibé. 

         As três partes que constituem as organizações de trabalho - governo, empregadores e trabalhadores - fortalecerão as relações existentes de parceria para garantir o acesso ao teste e tratamento para os trabalhadores, suas famílias e a comunidade. Eles serão apoiados pela OIT e demais agências da ONU, programas nacionais de AIDS e redes de pessoas vivendo com HIV. A Índia já lançou o seu Programa Nacional VCT@WORK, e a África do Sul e a Tanzânia deverão fazer o mesmo nos próximos meses.


FOnte: UNAIDS 

0 comentários:

Postar um comentário