sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 - 0 comentários

Você sabe qual a nutrição ideal para um paciente com o vírus HIV?

Boa Tarde!

             Bom, estive pesquisando o assunto do próximo post do blog e me deparei com vários artigos sobre nutrição de pacientes portadores do vírus HIV, e me lembrei que este assunto ainda não havia sido abordado no blog.
Você sabe qual a alimentação ideal para um portador do vírus da AIDS? Se a resposta for 'não' acredito que esse post possa ser útil pra você!

           Na teoria todos nós sabemos que uma boa nutrição e cuidados com a alimentação são condições essenciais para um sistema imunológico saudável, mas será que isso acontece na prática? A resposta geralmente é não. Pois os pacientes geralmente apresentam dificuldades em manter uma boa alimentação, algumas vezes por falta de condições financeiras, e em outras devido aos efeitos colaterais dos medicamentos utilizados (náuseas crônicas, alteração do paladar, perda de apetite ou dificuldades em mastigar e engolir), afetando a saúde nutricional do paciente.

        Uma infecção de HIV descontrolada pode aumentar a taxa metabólica do portador do vírus, resultando em necessidades de energéticas mais elevadas. Problemas de má absorção e aumento das necessidades energéticas e nutrientes, pode levar a uma rápida perda de peso, provocando elevado cansaço e reduzindo a capacidade do sistema imunológico de combater outras infecções e doenças. Como o vírus é altamente mutável, os sintomas e necessidades dietéticas variam muito de um mês para outro (ou até mesmo de semana para semana).

Para auxiliar do alívio dos sintomas, segue abaixo algumas dicas nutricionais:

Perda de Peso


            Nos casos de perda de peso, é importante que se tenha uma alimentação baseada em proteínas (carnes, peixes, frangos, leite, frutos secos e legumes) que auxiliam na reconstrução dos músculos e estimulam o sistema imunológico. Reservas energéticas (podem ser obtidas a partir de gorduras saudáveis como: óleos de oliva e canola; azeitona, abacate, amendoim, castanhas, nozes e amêndoas). Essa dieta rica em alimentos energéticos não é recomendada caso o paciente apresente evacuação severa (diarreia). Queijos, biscoitos, azeitona, leite, bolos e iogurtes também é aconselhável.


Perda de Apetite

           Geralmente causada por náuseas e mudanças causadas pela medicação. São indicados alimentos altamente nutritivos como sopas, ou refeições em menores quantidades e com maior frequência ao longo do dia. Para evitar náuseas é aconselhável evitar alimentos com cheiros fortes e optar por alimentos frios (saladas, sobremesas frias, frutas).

Evacuação (Diarreia)

             Alimentos que contenham fibras não são indicadas nesta dieta (encontradas no pão, arroz integral) além de alimentos que apresentam gordura (Alimentos fritos, bolos, salsichas, molhos). Alta ingestão de líquidos (leite com lactose reduzida, iogurte e queijo).



Importante: Pacientes portadores do vírus, geralmente apresentam sistema imunológico bastante debilitado, aumentando o risco de contrair alguma infecção alimentar, por isso precauções devem ser tomadas (Lavar as mãos antes de uma refeição; Não descongelar os alimentos congelados em temperatura ambiente; Não deixar alimentos perecíveis fora de refrigeração).



0 comentários:

Postar um comentário